O QUE PRECISA SABER SOBRE ARRITMIAS


Uma arritmia é uma perturbação do ritmo dos batimentos cardíacos e pode ter consequências fatais, quando não tratada.

Os sintomas de alerta são as palpitações, fadiga, vertigens, tonturas, transpiração irregular, enfraquecimento, falta de ar, dor de peito e ansiedade. Como muitas vezes as arritmias não provocam sintomas, grande parte da população desconhece os seus riscos.

A falta de informação é um dos principais factores que pode levar à morte inesperada, repentina e não acidental, conhecida como morte súbita.

 Ficheiros(s) Associados(s)

O que é uma arritmia cardíaca?
Como é do conhecimento geral, o coração é um órgão fundamental para a manutenção da vida, pois funciona como uma bomba que impulsiona o sangue, fazendo-o chegar através dos vasos sanguíneos a todos os pontos do organismo, de modo a fornecer oxigénio e nutrientes indispensáveis ao funcionamento das células e a remover os produtos resultantes da sua ac)vidade. Para cumprir esta função, o coração tem de se contrair regularmente, adaptando o número de contracções por minuto às necessidades orgânicas, que são variáveis.
 DOWNLOAD DE PDF [0,31 Mb]


Fibrilhação Auricular
A fibrilhação auricular é uma alteração do ritmo cardíaco (ou seja, é uma arritmia). Envolve as cavidades cardíacas superiores, as aurículas, que passam a bater de forma irregular. Uma vez que as aurículas controlam o ritmo normal do coração (ritmo sinusal), isto significa que a pulsação se torna irregular.
 DOWNLOAD DE PDF [0,31 Mb]


Cardioversão
A cardioversão é a conversão do ritmo cardíaco de fibrilhação auricular (ou flutter auricular) ao ritmo cardíaco normal, conhecido como ritmo sinusal. À cardioversão eléctrica também se pode chamar cardioversão com corrente directa.
 DOWNLOAD DE PDF [0,31 Mb]


O que é um pacemaker?
O pacemaker é um aparelho electrónico, extremamente sofisticado, que vai monitorizar o ritmo do coração. Na presença da perturbação da génese da actvidade eléctrica ou da interrupção na condução do estímulo eléctrico ao longo do coração,ele emite um estímulo eléctrico que desencadeia a contracção do músculo cardíaco, permitindo desta forma um número de batimentos cardíacos adequados a uma normal actvidade do indivíduo.
 DOWNLOAD DE PDF [0,43 Mb]


Oque é um Cardioversor-Desfibrilhador?
Se muitas vezes a morte súbita nos apanha de surpresa ceifando vidas no apogeu da sua vida profissional, com as consequências nefastas que daí advêm para a família, amigos e sociedade próxima, outras vezes, é possível prevê-la com uma estratificação de risco adequada e preveni-la com o cardioversor-desfibrilhador implantável.
 DOWNLOAD DE PDF [0,32 Mb]


Desfibrilhadores Automáticos Externos
A Morte Súbita ocorre de forma inesperada, a,ngindo não só doentes com patologia cardíaca mas também a população em geral, saudável ou aparentemente saudável, e pode acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar.
 DOWNLOAD DE PDF [0,19 Mb]


Desmaios
DESMAIOS? PALPITAÇÕES? TONTURAS? FALTA DE AR?
Esta lista foi desenhada para ajudá-lo a si e ao seu médico, a determinar se você sofre de algum problema do ritmo cardíaco. Os problemas do ritmo cardíaco, também chamados por arritmias, são uma causa importante de queixas e actualmente, a causa mais comum de morte súbita em Portugal. Apesar disto, poucos médicos estão treinados para identificar e tratar de arritmias, e muito poucas pessoas sabem que um problema eléctrico do coração pode, na maioria dos casos, ser tratado eficazmente e em segurança.

 DOWNLOAD DE PDF [0,35 Mb]


Cartaz
SINTA A SUA PULSAÇÃO Um ritmo cardíaco que é frequentemente muito rápido, lento ou irregular pode ser um sinal de que o seu coração não está bem. Medir a pulsação é uma medida rápida e simples de identificar uma perturbação do ritmo cardíaco.
Conheça o seu ritmo.

 DOWNLOAD DE PDF [1,1 Mb]