PRÓXIMAS INICIATIVAS


A Associação Bate, Bate Coração, a Câmara Municipal de Sintra e o Serviço de Cardiologia do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca EPE vão promover uma iniciativa de sensibilização para as doenças cerebro-cardiovasculares, no próximo dia 14 de maio, no Palácio das Valenças e Ringue do Parque da Liberdade, em Sintra.

Com o mote 'No coração de Sintra”,  toda a população pode entre as 10h e as 17h, de forma gratuita, assistir a palestras, realizar rastreios cardiovasculares, participar em aulas de Ginástica, aprender a cozinhar de forma saudável ou visitar uma exposição de trabalhos realizados por crianças, no âmbito do projeto “Coração Tic-Tac”.

'Queremos reforçar a importância do diagnóstico precoce, através da realização de rastreios aos fatores de risco das doenças cerebro-cardiovasculares, junto da população portuguesa”, explica Carlos Morais, cardiologista e Presidente da Associação Bate, Bate Coração.

E acrescenta: “Tal como devemos saber os níveis do colesterol, do açúcar no sangue e medir regularmente a tensão arterial, devemos saber calcular o nosso ritmo cardíaco. A maioria das pessoas pode contar as suas pulsações de uma forma muito simples. Através da palpação de uma artéria que está no pulso, podemos contar as pulsações e ao mesmo tempo que olhamos para o relógio, contamos o número de batimentos. O conhecimento e prática desta técnica que pode ser facilmente ensinada, permite em muitas situações a deteção de problemas de ritmo cardíaco”.

A iniciativa tem início, pelas 10h, com uma ação de formação em suporte básico de vida, e de seguida, pelas 11h, haverá lugar para uma palestra sobre prevenção do AVC e para partilha de experiencias entre doentes cardíacos com a participação de José Carlos Malato.

Também a partir das 11h, no ringue do Parque da Liberdade teremos uma aula de Zumba, e de Yoga, demonstrações de Ginástica e Karaté. Às 16h30 irá decorrer uma caminhada pela Vila de Sintra e uma demonstração de Run Laser organizada pelo Clube de Natação Vasco da Gama. Esta modalidade constituída por corrida e tiro poderá ser experimentada por todos, tal como o Ténis de Mesa, modalidade dinamizada pelo Clube Top Spin.

No período da tarde, pelas 15h, haverá um workshop de alimentação saudável conduzido pela nutricionista Joana Bernardo e o chefe de cozinha Luis Santos.

As atividades desportivas contam com o apoio da equipa de enfermeiros de cardiologia do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca.

Programa:

10 Horas - Os 3Cs em Sintra - Projeto de formação escolar em suporte básico de vida.

11 Horas - Palestra Sente o Ritmo do Teu Coração - Prevenção do AVC.

12 Horas - No Coração de Sintra - Partilha de experiências com doentes cardiovasculares.

15 Horas - Aula de Nutrição Saudável.

11 Horas às 17 Horas - Atividades Desportivas Diversas